Projetos Corporativos
Os edifícios corporativos projetados pela Pontual Arquitetura carregam características próprias, baseadas na necessidade da obra e de como ela será utilizada após sua conclusão. A Pontual orgulha-se em ter registrado em seu portfólio o projeto e a construção de mais de 80 Edifícios Corporativos, todos projetados com a filosofia de trabalho limpa, clara, com foco na praticidade e com a funcionalidade priorizada; resultados da dosagem certa entre a arte e a tecnologia mais atual, com eficiente planejamento, soluções estéticas adequadas, detalhamento e criteriosa compatibilização dos projetos complementares de engenharia.
Projetos Interiores
Ao longo dos anos a Pontual Arquitetura firmou diversas parce- rias com inúmeras indústrias do setor, no intuito de desenvolver produtos que em seguida se transformariam em itens de linha. Como exemplos citamos o mobiliário criado para as agências do Banco Boavista, com destaque para a premiada agência da Barra da Tijuca, e os projetos para a sede da Lachmann Transportes Marítimos, em São Paulo, e para a sede do Banco Pactual, no Rio de Janeiro, que foram resultado da necessidade de áreas funcionais amplas e da utilização de mobiliário modulado, o que obrigou soluções acústicas adequadas.
Projetos Hotéis
Há 40 anos, a história da Pontual Arquitetura se inicia, quando Davino Pontual e Arthur Lício Pontual apresentam o projeto do Rio Othon Palace Hotel, com 628 apartamentos. Desde então, este é um ramo da arquitetura que o escritório desenvolve com muita competência e assertividade. Entre eles, podemos destacar o Novotel, com 150 apartamentos; o Hotel Íbis Santos Dumont, com 330 apartamentos; o Ibis Botafogo, com 240 apartamentos; além do anteprojeto do Hotel Al Saibaih, na Arábia Saudita, com 300 apartamentos. A preocupação da Pontual Arquitetura ao projetar hotéis é de oferecer a melhor solução ao cliente, com o uso de materiais adequados, tecnologia de ponta e menores custos, sempre visando o conforto para os usuários.
Projetos Residenciais
Sempre com a meta de oferecer soluções flexíveis e de baixo custo de construção e manutenção, a Pontual Arquitetura, ao longo de sua história, desenvolve projetos para habitações unifamiliares, multifamiliares e grupamentos habitacionais, como o Barão de Mesquita, Bandeirantes, Muniz Aragão, Pavuna, entre outros. No ramo de multifamiliares, a Pontual Arquitetura assina projetos nos endereços mais nobres do Rio de Janeiro, tais como, Edifício San Matin - Leblon, Edifício Barão da Torre - Ipanema, Edifício Saddock de Sá - Ipanema, Rua Assunção - Botafogo, além de diversos Blocos de Apartamentos Funcionais na capital paulista.
Projetos Retrofit
O Retrofit de edificações tem como objetivo dar nova vida a edifícios antigos, atualizando sua infra-estrutura, a fim de atender às exigências das modernas instalações de grandes empresas sem perder as características originais das obras. Essa alternativa em arquitetura tem proporcionado excelentes resultados e economia significativa para investidores, proprietários e usuários desses edifícios. Como exemplos da atuação da Pontual Arquitetura em Retrofits de Edifícios e Interiores, citamos o Banco Bradesco (4.500 m²) na Cidade de Deus - SP, a Coca-Cola Indústrias (10.500 m²) em Botafogo-RJ, a Fundação Petrobras - Petros (7.200 m²) no Centro - RJ, a Sede da Intelig (9.500 m²) em Botafogo - RJ, o Edifício Castelo (22.000 m²) no Centro – RJ, o Edifício Standard (9.600 m²) no Centro – RJ, entre outros.
Projetos Planejamento Urbano
Estudos urbanísticos são elaborados pela Pontual desde o seu início. Em 1978, a empresa venceu o concurso de âmbito nacional para o projeto de um Grupamento Habitacional no bairro do An- daraí, Rio de Janeiro, com área de 90.000 m². Com isso, diversos convites para novos projetos e concursos de Planejamento Urba- no surgiram, entre os quais, destacam-se o loteamento Águas de Olivença, na Bahia (1979), com 2.060.000 m², e o Plano Diretor para o Complexo Turístico de Sauipe, também na Bahia (1980), com área de 35.000.000 m². No Rio de Janeiro, assina os projetos do Grupamento Habitacional Pavuna (1993) em terreno de 55.000 m², do Projeto Rio Cidade do bairro Ilha do Governador (Concurso Municipal de 1994) em área de 2.500.000 m², da Revisão dos Projetos de Alinhamentos da 7° R.A. nos bairros de São Cristovão, Mangueira e Benfica (1996), do Loteamento para o Grupamento Habitacional Pavuna (2002) em terreno de 95.000 m², entre outros.
Estudos de Viabilidade
Antes de traçar a primeira linha de qualquer estudo de viabilidade é necessário e fundamental que seja feito o levantamento e o estudo da legislação edilícia pertinente ao local onde o terreno a ser estudado está localizado. A pesquisa da legislação é direcionada para o tipo de uso que o investidor pretende dar à edificação, uma vez que ela é específica para cada uso e também para a localização do lote. A legislação também define a volumetria da edificação e a quantidade de unidades resultante no prédio, seja de apartamentos, salas ou quarto de hotéis, definindo assim, de que maneira o projeto pode ser desenvolvido quanto aos possíveis usos no terreno estudado. A volumetria e também a qualidade do projeto definem a quantidade de área privativa resultante que agregará valor de venda do empreendimento.